Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Vitoria da Conquista, Bahia, Brazil
Sou o discente Tiago Santos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, cursando Licenciatura Plena em Geografia. Por meio desta ferramenta, tenho o intuito de compartilhar o tema Geologia para todos os públicos interessados e manter este tema tão importante em evidência, pois ele só é abordado pela mídia quando há um grande terremoto ou fato similar. Quem desejar mais informações ou contato é só enviar um email para tiagosinger9@live.com

Bem vindos

Este blog tem como objetivo abordar e compartilhar o tema Geologia. Atualmente se fala muito em terremotos e tsunamis em vários lugares. Existem teorias que explicam esses fenômemos, mas ainda não se sabe exatamente como prevê-los. Convidamos vocês para compartilhar este tema com bastante interesse e conhecermos mais esta ciência fascinante.


O QUE É GEOLOGIA? O QUE ESTUDA ESTA CIÊNCIA?

ENTREVISTA COM O PROFESSOR DE GEOLOGIA EDUARDO BERNARDES (UESB)




Geologia é a ciência que pesquisa a estrutura da crosta terrestre, seu modelado externo e as distintas fases da história física da terra. Como a geologia é uma ciência muito ampla, há a necessidade de que se tenha sólidos conhecimentos de química, física e botânica. A palavra geologia significa, geo = terra, logos = estudo. Segundo a história, acredita-se que o primeiro a utilizar essa terminologia foi o Bispo Richard Bury, em 1473, diferenciando os Teólogos dos Juristas que valorizavam as coisas terrenas. Antigamente a geologia era sinônimo de ciências da terra, e seus estudos eram realizados de modo empírico. Define-se geologia como a ciência que estuda a terra, procurando abordar todos os seus aspectos como: constituição, estrutura do globo terrestre, as diferentes forças que agem sobre as rochas, modificando assim as formas de relevo e a composição química original dos diversos elementos, a ocorrência e a evolução da vida através das diferentes etapas da história física da terra (Estudo dos seres antigos). Entre alguns estudiosos da geologia, existe uma pequena diferença, em relação a definição da palavra geologia. Pois alguns acreditam, que esta ciência deva tratar de assuntos relacionados ao aspecto e constituição das rochas, que compõem a terra. Já outros, acham que os assuntos relacionados a história física da terra, são mais relevantes. Por outro lado, existe uma linha de pesquisadores que são mais abrangentes e, definem a geologia como ciência responsável pelo estudo da terra e todos os seus aspectos. A geologia apresenta-se como uma ciência descritiva, histórica e explicativa, ou seja é uma ciência de observação, de interpretação e de experimentação. O trabalho de campo do Geólogo resume-se na: * Procura de afloramentos; * Procura de fósseis; * Estudo dos diferentes tipos de estrutura; * Prospecção. O objeto de estudo da geologia, são os fenômenos geológicos, os quais dividem-se em duas ordens: físicas e biológicas. Os fenômenos geológicos de ordem física são: Litogênese: (Formação de rochas), Orogênese: (Formação de montanhas), Gliptogênese (Destruição e modelagem do relevo). Estes fenômenos fazem parte do ciclo geológicos. Os fenômenos de ordem biológica, diz respeito aos fósseis (restos de organismos) encontrados nas rochas.
Fonte:www.presenteparahomem.com.br

ASSISTA AQUI: A ORIGEM DA TERRA PELO NAT GEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário