Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Vitoria da Conquista, Bahia, Brazil
Sou o discente Tiago Santos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, cursando Licenciatura Plena em Geografia. Por meio desta ferramenta, tenho o intuito de compartilhar o tema Geologia para todos os públicos interessados e manter este tema tão importante em evidência, pois ele só é abordado pela mídia quando há um grande terremoto ou fato similar. Quem desejar mais informações ou contato é só enviar um email para tiagosinger9@live.com

Bem vindos

Este blog tem como objetivo abordar e compartilhar o tema Geologia. Atualmente se fala muito em terremotos e tsunamis em vários lugares. Existem teorias que explicam esses fenômemos, mas ainda não se sabe exatamente como prevê-los. Convidamos vocês para compartilhar este tema com bastante interesse e conhecermos mais esta ciência fascinante.


A TEORIA DA "TSUNAMI BRASILEIRA"





Em 2001, cientistas alertaram para a real possibilidade de um mega tsunami gerado por uma futura erupção do instável vulcão Cumbre Vieja em La Palma (ilha que compõe as Ilhas Canárias) poderia causar um imenso deslizamento de terra para dentro do mar. Nesse cenário, após o deslizamento a metade oeste da ilha (pesando cerca de 500 bilhões de toneladas) iria escorrer para dentro do Oceano Atlântico.



Esse deslizamento causaria uma megatsunami de cem metros que devastaria a costa da África noroeste, com uma tsunami de trinta a cinqüenta metros alcançando a costa leste da América do Norte muitas horas depois, causando devastação costeira em massa e provavelmente a morte de milhões de pessoas.



Segundo Bill McGuire, diretor do Centro de Pesquisa de Riscos Benfield Grieg, da University College of London, é possível que essas ondas gigantes venham atingir o norte e o nordeste brasileiro.

Ondas de 4 a 18 metros iriam atingir do Pará à Paraíba. A ilha de Fernando de Noronha seria um dos locais onde a tsunami chegariam com mais força no Atlântico Sul.

A parte mais alta de Belém tem só 30 metros de altura. O famoso Mercado Ver-O-Peso, por exemplo, ficaria encoberto por água.
José Geraldo Alves. Centro de geociências da Universidade Federal do Pará



Esse fato preocupa pela ausência de um sistema de detecção de tsunamis capaz de dar algum tipo de aviso com alguns minutos de antecedência, caso venha ocorrer o desastre natural.

O caso da menina inglesa Tilly é um exemplo de como a educação e as campanhas podem ajudar a minimizar perdas humanas e aumentar as chances de sobrevivência da população, em caso de desastres. Em 2004, Tilly tinha 10 anos de idade e consta que tenha salvo a vida de cerca de 100 pessoas na ilha de Phuket, na Tailândia.

Tilly previu que um tsunami estava preste a atingir o litoral da Tailândia ao se lembrar de uma aula de geografia.

"Estava na praia e a água voltou estranha, havia borbulhas. De repente, o mar começou a recuar. Compreendi o que estava ocorrendo, tive a sensação de que ia haver um tsunami e avisei a minha mãe", disse a menina ao jornal "The Sun". Foi essa percepção que fez com que se retirasse as pessoas da praia e do hotel vizinho antes da chegada da onda gigante.

Andrew Kearnay, o professor de Tilly em Oxshott, no condado de Surrey (sul da Inglaterra), confirmou ao jornal que havia explicado a seus alunos que, a partir do momento que o mar recuasse, haveria 10 minutos para reagir antes da chegada do tsunami.

Nos EUA, além de estarem monitorando constantemente o oceano, através do Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, algumas localidades, como a cidade de San Diego na Califórnia, fazem campanhas de conscientização para a população como a que pode ser vista no vídeo abaixo.



A ONU, através do ISDR (International Strategy for Disasters Reduction), disponibilizou jogos educativos on-line, no estilo SimCity, para a prevenção de desastres naturais, entre eles os Tsunamis. Você pode jogar para testar seu desempenho na prevenção de tragédias jogando o Stop Disasters! Disponível em vários idiomas (menos em português, é claro :-P).

Não é possível determinar quando essas catástrofes ocorrerão, mas muitos cientistas acreditam que pode ser a qualquer momento ou daqui a séculos. A vulcanologia não é uma ciência exata. Infelizmente. A única coisa que podemos efetivamente fazer hoje é nos prepararmos com tecnologia e políticas de defesa civil.

Sensores marítimos de alerta monitorados remotamente por satélites e programas de evacuação de áreas potencialmente em risco já seria um bom começo.
Para saber mais:
Tsunami pode atingir o Brasil, Alertam Cientistas! - Uol Mais
Erupção submarina pode criar nova ilha em Cabo Verde e provocar tsunami - INCV
Como funcionam os tsunamis - Como tudo funciona
Menina inglesa Salva 100 pessoas graças a aula de geografia - UOL Últimas Notícias
Geofísico descarta possibilidade de formação de nova ilha em CV nos próximos 500 anos - Visão News




Por War.

Read more: Tsunamis podem ocorrer no Brasil | Blog Brasil Acadêmico http://blog.brasilacademico.com/2010/02/tsunamis-podem-ocorrer-no-brasil.html#ixzz1IbPA9RJZ



Podemos ter um tsunami no Brasil?
Tsunamis são ondas gigantes, provocadas por terremotos no fundo do mar, deslizamentos gigantescos de encostas ou erupções vulcânicas oceânicas. Apesar do Brasil se localizar no centro da placa tectônica sul-americana, sua grande extensão costeira torna o país vulnerável às ondas induzidas por sismos de grande magnitude que possam ocorrer longe da costa.


Já aconteceu
Ao que tudo indica, a costa de São Paulo já foi atingida por um grande maremoto que devastou a cidade de São Vicente. Isso aconteceu em 1541 e devastou a vila construída por Martim Afonso. Até hoje os pesquisadores não sabem ao certo o que causou o tsunami, mas como os europeus já estavam aqui, diversos documentos históricos registram o evento.


Cumbre Vieja
Recentemente, alguns cientistas passaram a se preocupar com uma possível erupção do vulcão Cumbre Vieja, localizado no arquipélago das Ilhas Canárias, na costa oeste da África.

Esse vulcão tem um de seus flancos instáveis e segundo os defensores dessa teoria, caso ocorra uma erupção muito forte poderá desmoronar, despejando no mar mais de 500 bilhões de toneladas de terra. Isso produziria um mega tsunami que se espalharia pelo Caribe, Flórida e costas norte e nordeste do Brasil, além do oeste da Europa.

De acordo com alguns modelos, as ondas teriam 40 metros de altura e chegariam ao Brasil em 8 ou 9 horas.


Apesar de catastrófica, a hipótese de um tsunami provocado pelo Cumbre não é compartilhada por todos os cientistas, que acreditam que o vulcão não tem energia suficiente para provocar um mega terremoto dessas proporções.

Em 1949, uma erupção fez o cume da montanha cair vários metros adentro do Oceano Atlântico, mas não provocou qualquer tsunami.

O vulcão apresenta fortes erupções a cada 200 ou 300 anos e a última grande erupção ocorreu em 1971, também sem consequências. Isso significa que se depender do Cumbre Vieja podemos ficar tranquilos pelos próximos três séculos.
Apolo11.com - Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário